Teses, manuais e artigos

 

TESES:

Agostinho, Denise. (2011). Voluntariado: uma abordagem às motivações dos voluntários do Banco Alimentar. Dissertação de Mestrado, Universidade da Beira Interior, Portugal

 

Azevedo, Ana. (2017). O Projeto VOAHR. Uma visão acerca da inovação social. Dissertação de Mestrado, Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

 

Cunha, Helena. (2014). Reforma, Voluntariado e Envelhecimento. Dissertação de Mestrado, Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal.

 

Fernandes, Armando. (2012). Voluntariado como expressão de dádiva – uma abordagem institucionalista do voluntariado da delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa. Dissertação de Mestrado, Universidade do Minho, Portugal.

 

Fernandes, Sónia (2013). O impacte da formação da Escola de Voluntariado Pista Mágica (2008-12): A sua repercussão nos formandos aos níveis individual, profissional e atividades de ajuda. Dissertação de Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

 

Ferreira, Marisa. (2012). Motivações e Gestão do Voluntariado no setor hospitalar em Portugal. Tese de Doutoramento, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal.

 

Gomes, Dora. (2009). Mundos Vividos: os Caminhos do Voluntariado Hospitalar. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal

 

Martins, Cátia. (2013). Motivação para realizar voluntariado: Estudos segundo as abordagens funcionalista e da autodeterminação. Tese de Doutoramento, Universidade do Algarve, Portugal

Rocha, Margarida. (2011). Motivações, Envolvimento Prévio, Satisfação e Intenção de repetir a Experiência no Voluntariado Ocasional: O Caso do Banco Alimentar Contra a Fome. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal.

Sampaio, Sónia. (2012). A Gestão de voluntários, no contexto particular das organizações sem fins lucrativos, em Portugal. Dissertação de Mestrado, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Portugal.

 

MANUAIS e ARTIGOS:

- SCM (2017), Guia de acolhimento do voluntário

- Fernandes, Sónia (2016), Manual de apoio à gestão do voluntariado, Pista Mágica.

- Jacob, Luis (2009), Manual do voluntariado, com legislação. Socialgest

Jacob, Luis (2019), Caracterização do voluntariado em Portugal e o voluntariado nas Universidades Seniores, in Livros de Actas das III e IV  Conferência Cientifica Internacional de Projectos Educativos para Seniores, capitulo IX, 144-172 pp., Edição: Ripe50+, ISBN: 978-989-8983-06-0.

Câmara Municipal de Lisboa, (2016), Guia de gestão do voluntariado. Boas práticas da cidade de Lisboa.

 

Catarina Selada, Promover o voluntariado, artigo de jornal

CNAIV, (2001), Retrato do voluntário português

 

Delicado, A. & Varanda, M. (2011). Estudo de Avaliação dos Bancos Locais de Voluntariado. Relatório, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal.

 

ESCS et all, (2014), Relatório final sobre o voluntariado / APAV

Fernandes, Sónia (2016). Manual de apoio na gestão de voluntariado. Porto: Federação Nacional de Associações Juvenis.

 

Fundação Eugénio de Almeida (2017). Voluntariado Inclusivo. Orientações Para Desenvolvimento de um Programa de Voluntariado Mais Inclusivo. Projeto Europeu “Voluntariado como Ferramenta de Inclusão” (2013-2015)

 

Fundação Eugénio de Almeida, (2012), Sociedade da Informação e voluntariado, Caderno de Voluntariado, nº8

Grace e CPV, (2016), Guia do Voluntariado Corporativo em Instituições de Economia Social

Jacob, Luis (2016), Estudo sobre os professores voluntários nas universidades seniores, RUTIS

Jacob, Luis (2002), Voluntariado no Hospital ao Serviço da Pessoa Humana

Jacob, Luis (2001), O voluntariado nas IPSS.

PROACT, (2012), Estudo de Caracterização do Voluntariado em Portugal

REDTESS, (2011), Ano Europeu do Voluntariado. Contributos bibliográficos.

Santos,Maria João (2012), ABC do Voluntariado Empresarial em Portugal, RSE Portugal.
 

Oliveira, Ana (2002), Caracterização do voluntariado social em Portugal, Universidade Lusíada.

ONU, (1990), Declaração Universal sobre o Voluntariado

 

Quer sugerir outros documentos?
Entre em Contacto!
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now