top of page

Teses, manuais e artigos

 

TESES:

Agostinho, Denise. (2011). Voluntariado: uma abordagem às motivações dos voluntários do Banco Alimentar. Dissertação de Mestrado, Universidade da Beira Interior, Portugal

 

Azevedo, Ana. (2017). O Projeto VOAHR. Uma visão acerca da inovação social. Dissertação de Mestrado, Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

 

Cunha, Helena. (2014). Reforma, Voluntariado e Envelhecimento. Dissertação de Mestrado, Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal.

 

Fernandes, Armando. (2012). Voluntariado como expressão de dádiva – uma abordagem institucionalista do voluntariado da delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa. Dissertação de Mestrado, Universidade do Minho, Portugal.

 

Fernandes, Sónia (2013). O impacte da formação da Escola de Voluntariado Pista Mágica (2008-12): A sua repercussão nos formandos aos níveis individual, profissional e atividades de ajuda. Dissertação de Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

 

Ferreira, Marisa. (2012). Motivações e Gestão do Voluntariado no setor hospitalar em Portugal. Tese de Doutoramento, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal.

 

Gomes, Dora. (2009). Mundos Vividos: os Caminhos do Voluntariado Hospitalar. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal

 

Martins, Cátia. (2013). Motivação para realizar voluntariado: Estudos segundo as abordagens funcionalista e da autodeterminação. Tese de Doutoramento, Universidade do Algarve, Portugal

​

Rocha, Margarida. (2011). Motivações, Envolvimento Prévio, Satisfação e Intenção de repetir a Experiência no Voluntariado Ocasional: O Caso do Banco Alimentar Contra a Fome. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal.

​

Sampaio, Sónia. (2012). A Gestão de voluntários, no contexto particular das organizações sem fins lucrativos, em Portugal. Dissertação de Mestrado, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Portugal.

​

 

MANUAIS e ARTIGOS:

​

- SCM (2017), Guia de acolhimento do voluntário

​

- Fernandes, Sónia (2016), Manual de apoio à gestão do voluntariado, Pista Mágica.

​

- Jacob, Luis (2009), Manual do voluntariado, com legislação. Socialgest

​

Jacob, Luis (2019), Caracterização do voluntariado em Portugal e o voluntariado nas Universidades Seniores, in Livros de Actas das III e IV  Conferência Cientifica Internacional de Projectos Educativos para Seniores, capitulo IX, 144-172 pp., Edição: Ripe50+, ISBN: 978-989-8983-06-0.

​

Câmara Municipal de Lisboa, (2016), Guia de gestão do voluntariado. Boas práticas da cidade de Lisboa.

 

Catarina Selada, Promover o voluntariado, artigo de jornal

​

CNAIV, (2001), Retrato do voluntário português

 

Delicado, A. & Varanda, M. (2011). Estudo de Avaliação dos Bancos Locais de Voluntariado. Relatório, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal.

 

ESCS et all, (2014), Relatório final sobre o voluntariado / APAV

​

Fernandes, Sónia (2016). Manual de apoio na gestão de voluntariado. Porto: Federação Nacional de Associações Juvenis.

 

Fundação Eugénio de Almeida (2017). Voluntariado Inclusivo. Orientações Para Desenvolvimento de um Programa de Voluntariado Mais Inclusivo. Projeto Europeu “Voluntariado como Ferramenta de Inclusão” (2013-2015)

 

Fundação Eugénio de Almeida, (2012), Sociedade da Informação e voluntariado, Caderno de Voluntariado, nº8

​

Grace e CPV, (2016), Guia do Voluntariado Corporativo em Instituições de Economia Social

​

Jacob, Luis (2016), Estudo sobre os professores voluntários nas universidades seniores, RUTIS

​

Jacob, Luis (2002), Voluntariado no Hospital ao Serviço da Pessoa Humana

​

Jacob, Luis (2001), O voluntariado nas IPSS.

​

PROACT, (2012), Estudo de Caracterização do Voluntariado em Portugal

​

REDTESS, (2011), Ano Europeu do Voluntariado. Contributos bibliográficos.

​

Santos,Maria João (2012), ABC do Voluntariado Empresarial em Portugal, RSE Portugal.
 

Oliveira, Ana (2002), Caracterização do voluntariado social em Portugal, Universidade Lusíada.

​

ONU, (1990), Declaração Universal sobre o Voluntariado

​

 

happy.jpg
Quer sugerir outros documentos?
Entre em Contacto!
bottom of page